sábado, 12 de setembro de 2009

Vocabulario basico em arabe -pra voce que, como eu, nao pode ficar sem saber mandar alguem "tomar no c#$@&^*%u" quando preciso.





Consideracoes basicas
:


Em Arabe, o "r" eh pronunciado como em "aro" e nao como em "rato".
O "h" tem som de R rascante como em "carro".
Entao ja sabe: qd vir um "r" pronuncie como um paulista, com a lingua no ceu da boca inves de na garganta, e qd vir um "h", pronuncie como um "r". Ateh mesmo qd esta no fim da palavra esse h com som de r eh pronunciado!
Outra curiosidade eh que, qd o "K" vem seguido de "H", o som do k eh suprimido e so se ouve o som do "h", parecendo "r". Arranhe a garganta q da td certo! Sabe a palavra "sheikh" que aih no Brasil a gente fala "cheique"??? Td errado! a pronuncia correta eh "sheirrrrr"!

Comecando a aula

Qd vc encontra alguem e quer dizer como uma pessoa comum, despregada de religiao, um "olah" bem simpatico vc diz:
-Marhaba! (com o "r" no ceu da boca e o "h" como "r")

Mas se vc encontra um sujeito metido a besta usando toalha de pique-nique na cabeca sonhando secretamente em ter um cabelo liso e comprido e uma penteadeira em seu quarto para se embelezar a qq hora vc diz:
- Salam aleikum! (algo como "que a paz de Deus esteja c vc")

E o cara, educadamente, te responde:
- Aleikum salam! (tipo "com vc tb")

Se o papo render vc se apresenta, eh logico:
- Issmil Alessandra! (eu me chamo Alessandra!)- note que, se seu nome nao eh Alessandra, por favor, mude essa parte.

E seja intrometido, va em frente e pergunte o nome do cara tb!
-"Chuh issmAc?" (se for homem). -" Chuh issmIC?" se for uma moca.

Se vc vai as compras, na hora de pagar, por favor seja educado e diga ao atendente:
- Chucran! (obrigada!). Eh moleza! eu sei q vc nao eh alemao, mas eh so lembrar de "chucrute", facil demais!

E se quiser ser extremamente simpatico acrescente um "habibiti" (querida) ou um "habibi" (querido). Td mundo adora! (ja percebeu q o Arabe eh dificil igual ao Portugues, de aprender? td tem concordancia c td, feminino, masculino e etc. owww, tristeza de lingua...)

A resposta para o "Chucran" eh
-Awfuan! (significa "com licenca", mas tb usado como "de nada", tipo em ingles q vc usa "you're welcome", que quer dizer bem-vindo e nao tem nada a ver...) , mas eu nunca, nunca mesmo, ouvi ninguem falar isso.Se vc quiser ser um individuo de vanguarda, va em frente : tente, invente, faca um Bahrain diferente!

Se vc quer dizer "nao", diga:
- Lah!

Mas se vc quer dizer "sim", diga Nao! hauhauha serio! "Sim" em Arabe eh "Na'am". Igual qd vc le "push" e puxa, pq seu cerebro demora para processar o inverso! rsrsrs

Se alguma amiga ficou gravida ou se alguem ganhou alguma coisa que mereca felicitacoes ou vai apaga velinhas, diga:
-Mabrook! (parabens!!!!)

Se vc quer que uma coisa aconteca, ou melhor, que nao aconteca pq nunca se sabe o dia de amanha (provavelmente vc estara c mt sono ou doente ou com a pulga atras da orelha), esquive-se dizendo:
-Inshallah! (Se Deus quiser!) Isso aki eh resposta pra td! Se vc leva o carro p oficina e pergunta se fica pronto ainda hj e o cara responder inshallah, se prepare p pegar so daqui a uma semana! No fundo, a intencao da expressao eh boa, mas vira piada qd se trata de prestacao de servicos!

Mas se vc realmente pretende q uma coisa aconteca, com mt vontade, muita fe e perseveranca vc diz:
-Allah hamdulillah! (com a graca de Deus)Segundo a moca da mesquita, qd se diz Allah Hamdulullah, a vontade vem de dentro do seu coracao! ki lindo!

Se uma garota estiver dando em cima do seu namorado na sua frente, descaradamente, solte o verbo:
-Garba!!! (piranha, puta!)

Se vc vai ao restaurante e que pedir uma agua ao garcon , peca:
-Atnin wahed may! (me da uma agua!)

Se vc vai pra balada e alguem pergunta "vc vem sempre aqui?" e vc quer dar mole, vc responde:
_ Culi Leila! (toda noite!)

Se vc, ainda na balada, quer pegar um arabao ou uma arabinha e ja tentou de tudo e nao teve jeito, joga essa :
- Atnin bossa! (me da um beijo!)
(a essa altura vc, q eu sei q eh mt inteligente por estar lendo este blog, ja entendeu q "atnin" significa "me da", ne??? Mas, por favor, se vc for homem, nao esqueca de completar a frase...)

Agora, se nem isso adiantar...chuta o balde e diz logo:
- Rukh ntek! (vai se foder!) e seja feliz! (essa eu vou ensinar a ler pq eh importante: o primeiro errezinhno no ceu da boca e vamo la: "rurrintek"!)

Viu???
Ja pode se virar!
Mas a verdade eh q vc nunca vai usar isso td pq ate o faxineiro entende um minimo de ingles...mas nao custa nada saber!

Ma'salama! (tchau)

bossa p vc!

16 comentários:

  1. Oi Ale, como você, tá? Bom ver seu blog. Mas aqui vai uma dica: acho que você não deveria escrever como as pessoas escrevem no msn. Empobrece por demais seu texto palavras como: "qdo", "vc", "ateh" e por aí vai.
    Sei que esse modo de redigir já é normal nos papos de chat. Os textos direcionados a blogs são mais informais, é verdade, mas nunca devem ser elaborados dessa forma.
    Bem, é só uma crítica construtiva. Fiz um curso sobre isso... acho que seria interessante o toque pra você.
    Bjs,
    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Adorei a idéia do seu Blog estou me mudando para Arábia Saudita nas próximas semanas... Estou te seguindo... abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito...
    Estou estudando árabe, e gostei das dicas :)
    Rsrsrs, beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  4. mar-haba,kifik?/ezaik?
    gostei muito do seu blogger
    ajudou muito
    vlw

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso blog... Quero mais... :)

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Eu gosto muito da cultura árabe... Mas, aprender sobre o idioma não é fácil... Mas, o seu blog é divertido... Inteligente demais!!! Obrigada :)

      Excluir
  7. adorei no local onde eu trabalho tbm trabalhan muitos senegalenses.que falan arabe

    ResponderExcluir
  8. Adorei... Agora posso mandar MSG para meu habibi

    ResponderExcluir
  9. Adorei... Agora posso mandar MSG para meu habibi

    ResponderExcluir
  10. Adorei... Agora posso mandar MSG para meu habibi

    ResponderExcluir
  11. Desculpa te corrigir minha querida, mas a palavra Salam aleikum significa um simples oi! Aprendi igual vc escreveu porem morei nos Emirados Arabes e voltei tem 1 mês...

    ResponderExcluir
  12. É Assalam waleikum wa rahmatullah wa barakatuh...e significa "Que a paz do senhor esteja consigo"

    ResponderExcluir
  13. Assalamu alaikum
    "Quando fordes saudados cortesmente, respondei com cortesia maior ou, pelo menos, igual, porque Deus leva em conta todas as circunstâncias." (Alcorão 4:86)
    Por favor, não diga palavras fúteis como estas que você citou: "Mas se vc encontra um sujeito metido a besta usando toalha de pique-nique na cabeca sonhando secretamente em ter um cabelo liso e comprido e uma penteadeira em seu quarto para se embelezar a qq hora".
    Allah Subhanallah ta'ala te ilumine Alestrela.
    Al estrela está com pouquíssimo brilho.

    ResponderExcluir
  14. ola adorei vc tem video aula completa ler escrever

    ResponderExcluir