terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mais um pouco de vocabulario arabe!



Mais umas coisinhas que sao legais de saber...

Quando voce esta com pressa e a outra pessoa demora infinitamente a terminar de fazer o que quer que esteja fazendo voce diz:
- Iala! (acento agudo no primeiro "a"). Algo mais ou menos como: "anda logo"; "vamos logo"!
(A gente cansa de ouvir isso pelos shoppings por aqui, com os pais chamando incansavelmente os filhos...tanto que ja virou parte do nosso vocabulario! rsrs)

Outra coisa que se ouve muito e que tambem ja virou parte do nosso vocabulario diario eh a expressao usada para dizer "acabou"; "chega"; "ces't fini!":
_ Hallas! (acento agudo no ultimo "a")

quando expliquei o "chucram" no outro post, esqueci de dizer que quando voce quer dizer "muito obrigado" eh soh acrescentar "jazilam"! assim, quando voce esta muiiiito agradecido, diga:
-Chucram jazilam!

Agora...quer aprender a contar ate dez pra sair por aih que nem crianca repetindo pra todo mundo??? Vamos lah:

wahed (ua' rred)
snaan
thalatha (Th no meio dos dentes, como "this". Muita gente fala um som de quase "s" e, quem nao consegue por a lingua no meio dos dentes fala q nem "s" mesmo...rsrs)
arbaha (ar-brra)
hamsa (ramsa)
sita
sebha (sebrra)
thamania (mesmo Th do 3)
tisha (tis-ra)
ashra!!!!!!!!!!!!!! (ach-ra)
(os numeros 11 a 19 sao mais ou menos como ingles, juntando o 10 com o outro numero, porem, na hora de falar, o som eh um pouco diferente, por isso, confuso. Quando voce ouve, o unico que reamente da pra entender perfeitamente eh o "ahed-ashra" , ou seja, 11.)

O primeiro numero que aprendi aqui foi 5 (hamsa). Nao sei porque, nem se foi so comigo, mas toda vez que eu ia comprar alguma coisa a conta dava 5 Bds, ou 5 e alguma coisa, e os atendentes sempre me diziam o preco em arabe "hamsa dinars" e eu ficava boiando na maionese ate eles se tocarem e falarem "five". Engracado, porque, depois que aprendi, nunca mais falaram! rsrs
Pelo menos isso me impulsionou a aprender os outros numeros e tambem outras coisas e, eu juro, que tem horas que entendo pelo menos o substancial de uma conversa, juntando uma palavra aqui, outra ali e os gestos dos arabes (arabes gesticulam muuuuuuuito!).

Falando em numeros arabes, uma coisa me deixa encucada desde que cheguei aqui: os numeros arabes nao sao escritos do jeito que nos os conhecemos! Ora, mas nao aprendemos na escola que os nosos algarismos sao arabicos???? Aqui, embora usem os numeros como os nossos muitas vezes, de vez em quando voce vai a uma loja, especialmente em bairros mais arabes, e os precos e descontos estao em arabe! nao preciso nem dizer que fiquei feliz da vida (e ainda fico) quando cheguei numa loja e soube que o desconto era de 75%, sem precisar perguntar pra ninguem! Nao eh o maximo??? voce pode achar besteira, porque aprender linguas eh facil quando se escreve do mesmo jeito que nos. Mas decodificar simbolos completamente diferentes foram o augeeeee pra mim! A foto acima mostra os numeros como eles sao aqui!
Curiosa, fui pesquisar sobre a origem do que chamamos de algarismos arabicos. Pelo que li, na verdade eles sao hindu-arabicos. Os arabes pegaram emprestados dos indianos, adaptaram e os europeus, por sua vez, pegaram dos arabes e os adaptaram novamente. E deu no que deu: os nossos numeros de hoje! Ahhh, mas isso nao me convenceu! as figuras dos numeros sao muito diferentes de uma adaptacao pra outra! O unico numero que eh quase o mesmo em todas eh o nove. Entao, desconfio que, na verdade, o que foi usado e chamamos de algarimos arabicos eh, na verdade, a sequencia 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 , que um indiano inventou e consegue formar todos os numeros a partir daih. A forma dos numeros nao eh arabica, mas sim seu contudo e sequencia, acredito eu! mas pesquisarei mais sobre isso para postar! (e , se alguem souber, por favor esclareca essa questao!)

Ahhh...
estava em cartaz aqui ha um tempo atras um filme arabe chamado "bahr al nojoom". Significa "mar de estrelas". Nao eh legal entender uma expressao inteira? rsrs
Eu ja disse antes, mas voce sabia que "Bahrain" significa "entre mares"?

Entao, se voce quiser acampar para ver as estrelas, lembre-se que, por aqui, elas se chamam "nojoom". Quando voce vir um inseto gosmento tipo uma lesma, e tiver nojo, voce vai lembrar, tenho certeza! uahuhauhuha (pensamento mongoloide, esse, hein? rsrsrs... efeito do ramadan!)

Como diria o perna-Longa:
"Por hoje eh so, pessoal!"

beijos e queijos,
Aleh.

Um comentário:

  1. Gostei muito da lição Aleh (=
    Além da "aula" o que mais me chamou a atenção foi o seu jeito de explicar as coisas. Agora eu já sei contar até 10 em árabe meu hahaha *-*

    ResponderExcluir