sexta-feira, 4 de setembro de 2009

E comecou o "Ramadan sertanejo!"!!!



Ahhhhhhhhh, essa expressao eh otima! Loucura do meu amado namorido, Mau. Ta mais pra Ramadan desertejo, mas td bem!

Pois eh...a pior epoca do ano para nos nao-muculmanos chegou desde o dia 21 de Agosto. E esse Bahrain ta literalmente desertico! Ano passado foram milhoes de churras e etc pq tinha mais gente aqui, era setembro, a criancada ja tinha voltado as aulas e tal. Mas esse ano td mundo se escafedeu! Sobramos nos, a areia, o sol, os camelos, a piscina quente, e uma pequena galera cujas folgas de fim de semana nunca coincidem com as folgas do Mau...aff...milhoes de vezes PQPa@#$&*^%riu!
amp;*^%riu!


Esse ano o Ramadan comecou mais cedo pq eles seguem o calendario lunar pra contar os meses arabes. O Ramadan eh nono mes arabe, mes no qual o corao foi revelado pela primeira vez ao profeta Maome (Mohammed-peace be upon him). Nao eh permitido tocar no nome do profeta sem dizer "que a paz esteja com ele" logo apos, o que eh curioso, pq eu acho q ele nao esta nem um pouquinho em paz com tanta guerra religiosa no mundo! E tampouco esteve em paz tendo que escrever aquele trambolho de livro -igualzinho a Biblia- da esquerda pra direita e s-o-z-i-n-h-o!

Ramadan eh o mes em que os arabes muculmanos tem que, obrigatoriamente, fazer jejum do raiar ate o por do sol (da primeira reza do dia ate a ultima). Este jejum eh o quarto dos 5 pilares do islamismo. Durante o dia nao se pode comer nem beber nada, ate mesmo agua, afim de obter uma limpeza espiritual e fazer um sacrificio pessoal, refletindo sobre os males do mundo, inclusive a fome. O muculmano eh obrigado a cortar o jejum imediatamente apos a hora determinada, agradecendo a Deus por ter comida e td o mais, segundo o profeta: "Se foi a sede, hidrataram-se as veias, e se alcançou a recompensa, com a permissão de Deus". E Imediatamente mesmoooo. Outro dia fizemos um xurrinhas aqui, nossos amigos brasileiros-muculmanos estavam contando ate a hora de 18:02 (indicada pelo calendario lunar) pra comecar a comer, rooooxos de fome, tadinhos! Era uma tensao como relogio, o estomago gritando , os ponteiros nao andavam...no fim...ahhh, a comida! Deve ser a comida mais deliciosa do mundo! Sim, pq se eu fico de jejum durante a noite-e dormindo- pra fazer exame de sangue e quase desmaio depois da agulhada, imagina passar o dia inteiro acordado, sem nem um copo d'agua no calor de 50 graus???? Fala seriooooo!

Nos, nao-mulculmanos, temos que respeitar a galera e nao comer na rua, nem na presenca de nenhum muculmano sem seu consentimento. Ate porque, nao respeitar pode dar cadeia e/ou uma multinha basica de 200 bds, ou seja: mil reais! Dizem que se eu tenho fome ou sede e quiser comer ou beber eu posso, pq me proibir eh contra os Direitos Humanos. Se a policia reclamar eh chamar a embaixada e td certo! Ta... soh ha o pequeno detalhe que a embaixada do Brasil responsavel pelo Bahrain fica no Kwait e so trabalha 4 dias por semana, pq precisa seguir os fins de semana de la (sexta e sabado) e do Brasil(sabado e domingo). Ou seja: se eu for pego na quinta-feira, passo pelo menos 4 dias sob custodia, mais um dia ate conseguir ligar pra la e mais um pouco de espera ate o consul (que eh um rapaz muito simpatico e prestativo, por sinal) pegar um aviao e vir me soltar ou...morro em 200 bds de uma vez! Por isso, my friend, com todos os retaurantes fechados,a aguinha e a batatinha Pringles continuam escondidas dentro do carro para casos de emergencia onde serao consumidas sem que ninguem perceba, inshallah!!!

Uma coisa curiosa eh que muita gente- as familias mais abastadas, que sao, por acaso, muitas- passa o dia inteiro sem comer e qd chega a noite faz um banquete gigante tipo ceia de natal e ainda joga um monte de sobras fora (relato da uma empregada domestica de uma brasileira)! E o que acontece com o pensamento sobre as pessoas com fome no mundo???

Outros prazeres da vida, como sexo, tambem sao proibidos e bebidas alcoolicas, sempre proibidas, sao mais proibidas ainda! Estamos com nosso estoque de cerveja pela metade! Ja estamos na metade do Ramadan entao a conta parece q estava certa, se continuarmos nesse ritmo "unusual" de poucas festas. Sim, porque, alem dos bares nao abrirem e dos restaurantes que tem permissao nao servirem bebidas alcoolicas, as liquor stores tambem ficam tds fechadas durante o Ramadan. O negocio mesmo eh gastar e comprar um monte de bebidas de uma vez pq, no fim...eh melhor sobrar do que faltar!

Falando em gastar, eu acho que nao comentei ainda o valor de uma caixa com 24 latinhas de cerveja, comentei? Uma Coors light (a nossa skol aki, ou seja, nem tao barata nem tao cara) custa 14bds, ou seja, 70 reais!!! Agora, se vc for mais chique e quiser uma Bohemia ou Original (vulgo, Heinneken, por aki), vai pagar a bagatela de 22bds, o que equivale a 110 reais!!!!! e se vc for super-hiper-mega chique e quiser uma Stela Artois ou coisa assim...eu nem sei o preco...hauhauha...ate pq nao gosto e mantenho meu pe um pouco na cozinha: uma 51 de "3 real" ja me satisfaz. A proposito: 51 aqui eh artigo de luxo: 50 reais! Valem mais a pena as 24 latinhas de cerveja com pouco pedigree mesmo... Mas uma Maxima eh certa aqui no Bharain: "Quem converte, nao se diverte!!!" E vamo que vamo!

O que eu acho legal do Ramadan aqui sao as propagandas! Todas as religioes, no fim, tem seu proprio "Natal": uma epoca de festividades onde se doa, se da presente, os coracoes ficam mais aquecidos, as familias se reunem,as casas se enchem de luzes pisca-pisca e fazem-se ceias maravilhosas! Todas as propagandas de Ramadan, desejando "Ramadan Kareem", ou seja , um feliz Ramadan, me lembram do Natal. Sao cheias de luzes, presentes e estrelas(essa aih da foto parece que sao os reis magos seguindo a estrela de Davi!)!Nos super-mercados vendem-se fantasias tipicas para criancas e fantoches- acredito que facam teatrinhos como nos fazemso sobre os reis magos e o menino-Jesus. Nao eh lindo? So acho exagerado um mes inteiro de festa...mas cada um com seu cada um! Essa coisa de dar presentes ainda nao entendi direito se eh todo dia ou td fim de semana ou se eh so no fim de tudo...mas que as lojas estao sempre lotadas de gente mandando embrulhar coisas pra presente, ah, isso estao!

Ao Ramdan segue-se o "Eid Al Fitr", que eh o primeito dia do decimo mes e comeca com uma nova lua. Neste dia, os muculmanos sao obrigados a celebrar e sao proibidos de jejuar, sendo abencoados por Deus (Allah) por terem a oportunidade completar mais um Ramadan. Assim, em agradecimento, deve-se trocar presentes, vestir roupas novas e fazer um banquete, incluindo comidas, doces e bebidas tipicas da festividade. (fonte: Millard, Jane. Ramadan explained. Time Out Bahrain magazine. Vol 1, issue 6, August 2009. p.20 e 21)

Enquanto o feriado do Eid nao chega (sao 3 dias onde td mundo sai por aih dizendo "eid mubarak" ("tenha um feriado abencoado!) a gente fica aqui, em casa quase o tempo todo, lendo um livro, assistindo um filme, fazendo maratona de dvds de seriados,comendo, inventando moda, fazendo arte...ou, na verdade, eu fico fazendo td isso enquanto o Mau ta no trabalho e continuamos fznd td juntos qd ele chega... Ow, vidinha previsivel essa do Ramadan! mas... ta bom tambem!

Bjuuus, e ate a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário