sábado, 24 de julho de 2010

googlando o ocio

Horas de office com a bunda quadrada na cadeira sao capazes de render inumeras informacoes super-culturais. Pelo menos e o que acontece la no nosso office, quando, em momentos de ocio, eu e Ana resolvemos googlar qualquer coisa que nos vem a cabeca.
Como podemos descobrir coisas simples da vida que nunca nos demos conta,
simplesmente searching uma palavra no google!
Tudo o que a gente ouve, pensa ou fala vira busca durante a tarde calma de um periodo bossless do dia.
Outro dia, saindo do almoco, comecamos a pensar sobre as ditaduras, sabe-se la porque, e nos exclamamos: -Nossaaaa, que velhas! Nascemos numa ditadura! Que presidente militar estava no cargo?
Curioso e realmente pensar que fatos que parecem nao encaixar em nada com o presente ocorreram, na verdade, nao ha muito tempo atras. la fui eu: google: presidente Brasil Militar 1983: search.
Joao Figueiredo, carioca,simpatica figu
ra... Foi ai que eu nasci.
Logo abaixo, todos os fatos ocorridos no mundo durante o governo do moco:
"Em 1980, a minoria branca se retirou do governo da Rodésia, que passou a se chamar Zimbábue; começou a guerra do Golfo, entre Irã e Iraque; na Polônia, portuários iniciaram movimento grevista que paralisou Gdansk, nascia o sindicato livre Solidariedade, liderado por Lech Walesa, que receberia, 1983, o Prêmio Nobel da Paz; a censura brasileira liberou a peça Calabar, de Chico Buarque de Holanda; foi descoberta jazida de ouro em Serra Pelada. Em 1981, em Washington, um atentado feriu o presidente americano Ronald Reagan; em Roma, o papa João Paulo II também sofria um atentado; os jornais noticiaram estranha doença que atacava a comunidade gay americana. Em 1982, Argentina e Grã-Bretanha iniciaram a Guerra das Malvinas, que terminou com rendição Argentina; chegava ao fim o regime autoritário na Bolívia e o México declarava moratória unilateral; denunciado o caso Proconsult, de manipulação na contagem de votos na eleição direta para governador do Rio de Janeiro. Em 1983, pesquisadores franceses isolaram o vírus da AIDS; os Estados Unidos invadiram Granada e depuseram o governo socialista; chegou ao fim a ditadura militar na Argentina; o filme brasileiro Pra frente Brasil foi premiado no Festival de Berlim; entrava no ar a Rede Manchete de Televisão. Em 1984 ocorreram eleições diretas no Uruguai após 11 anos de ditadura; Desmond Tutu, bispo negro sul-africano, recebeu o Prêmio Nobel da Paz; Indira Gandhi, primeira-ministra indiana, foi assassinada por separatistas sikhs; China e Inglaterra fizeram acordo para a devolução de Hong Kong; o filme brasileiro Memórias do Cárcere foi premiado em Cannes; ocorreu a primeira greve na história da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e nascia o primeiro bebê de proveta no Brasil. Em março de 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu a secretaria geral do Partido Comunista da União Soviética."

Quanta informacao em 5 minutos de pesquisa! Ainda corremos pro mapa mundi pra descbrir onde ficam as Malvinas e perceber que as ilhas Fauckland sao as proprias, renomeadas (eu tenho um globo inflavel na desk, onde marco todos os lugares ja visitados e mares nunca d'antes nagados). E como e que nunca antes me dei conta que tem umas ilhotas la no fim da America do Sul com nome em ingles, deixando ainda vestigios de imperialismo no presente? Algumas coisas parecem passado longinquo, mas so parecem...

A caminho de um outro almoco, ouviamos no carro nosso amigo Jorge cantando "spirodiro, e spyrogyra...e um bichinho bonito e verdinho que da na agua..." Mas que M&%#$%@ de bicho e esse??? Google nele!
E uma alga de estrutura espiralada que parece um monte de cabelo de gremlin, nada bonitinha... Essa descoberta so serviu pra gente ter certeza que isso nao e o tipo de coisa escrita por gente normal...O que ele estava pensando no momento, se estava pensando, e uma incognita...talvez tivesse acabado de sair de uma aula de biologia do segundo grau empolgadissimo gritando "que plancton e esse, que plancton e esse? e spirogyro , e spyrogyra!" Vai entender...

A vida do ilustre ex-morador do Bahrain o King of POp Michael tambem ja foi muito especulada por nos no google, assim como Shakira que viemos a saber que ja morou no Bahrain e ainda tem uma musica que fala disso: "veni de Bahrain hasta Beirut e no encontre ojos asi como los que tienes tu..."
Alias, letras de musicas devem ser as coisas mais pesquisadas por nos todas as tardes...

E assim vamos levando as tardes no office, calma e despreocupadamente, trabalhando o nosso intelecto. Entao, da proxima vez que voce estiver a toa no google sem vontade de trabalhar e alguem disser "voce nao esta fazendo nada???" Responda que ha mais coisas entre o nada e o tudo do que sonha nossa va filosofia...o ocio tambem tem seus frutos...

Mas so enquanto o sistema nao te bloqueia dizendo : "dear Alessandra, you can not access this website..."
Ah, ta. Tento outro entao, obrigada (acho que meu nome deve ser o que tem mais registro naquele IT department de tanto tentar acear sites proibidos).

Um comentário:

  1. Olá...
    Parabéns pelo site, já está adicionado em minhas leituras...
    Gostaria de convidar vc a visitar o meu também:
    www.embarqueimediato.net
    Abraços.

    ResponderExcluir