sábado, 26 de dezembro de 2009

Perdida em becos extremistas...

Essa semana e comemorada aqui a "ashoora", um feriado islamico sobre o qual ainda nao estou muito bem informada, mas vou procurar saber. Nesta epoca, o centro da cidade fica intransitavel e relativamente perigoso.
Ano passado eu fiquei em casa o tempo todo e nao sabia de nada disso, mas a festa na rua parece uma festa junina, com barraquinhas de comida gratis e gente andando pra tudo que eh lado. Na verdade nao eh uma festa porque o motivo do feriado tem algo a ver com morte e sacrificio, mas a rua , pra mim, tinha cara de festa junina.
O perigo esta no fato de que eh muito facil se perder nas ruelas do centro. Com ruas fechadas pela policia para a festividade, mais facil ainda.
Essa semana me perdi. Cheguei na esquina do escritorio as 8 em ponto, consegui bater meu ponto somente as 8:40am. Quarenta minutos rodando, me perdendo e me apavorando, porque toda hora tinha uma rua bloqueada.
E estava vestida com uma camiseta branca, numa epoca em que todo mundo so usa preto,perdida em becos religiosos extremistas, com pessoas me olhando, quase me devorando. Deu vontade de chorar. Bateu o desespero. Deu medo. Todas as memorias dessa epoca sao de sangue e morte, bandeiras pretas e figuras medonhas por todos os lados. Se voce acha que Jesus na cruz com sangue escorrendo pelas maos da medo, voce ainda nao viu nada. Cenario de trem fantasma junto com gente me encarando...gelei! Tudo o que eu queria era um veu pra tapar minha cabeca, mas o unico que tenho estava bem guardado no fundo da gaveta.
Quando cheguei (atrasadissima) no escritorio e contei o ocorrido, o senhor que trabalha comigo disse que nessa epoca o ideal eh usar uma blusa preta e, de preferencia, ter algum pano pra cobrir a cabeca. Nao so em respeito, mas pra me proteger. Ele disse que muitas pessoas nessa epoca ficam fanaticas e podem achar que eu estou ali no meio de proposito, como uma tentacao do capeta pra eles. E sabe-se la o que se passa na cabeca de fanaticos! Ele disse que pode ser bem perigoso me perder sem veu e de branco.
Mas porque ninguem me avisou isso antes???
A moca que trabalha no primeiro andar, minha amiguinha, pupila para assuntos fashion e guru para assuntos religiosos do isla, disse que vai me explicar o significado da coisa. Mas ela mesma me disse que era pra ir trabalhar de preto! Eu obedeci! Depois do susto obedeci mesmooooo. E ela riu! rsrs Passei o resto da semana indo pro trabalho de preto da cabeca aos pes e com veu no pescoco pronto pra enrolar na cabeca a qualquer momento. na hora de ir embora, veuzinho na cabeca e tudo certo!

Mas que me dava um medinho minusculo, ainda dava...

Minha amiguinha queria me convencer a ir pra la a noite, ver a coisa acontecer (a festividade/luto/encenacoes/auto-flagelacoes). Disse que eh muito legal e que eu deveria ir. Ela estaria la. Empolgada como se fosse uma parada ou um desfile de carnaval. Quem vai sozinha? Eu? Precisaria de pelo menos mais um ocidental comigo. Mas que deve ser muito interessante a coisa, ah isso deve ser...
Quem sabe ano que vem...


PS: Por favor nao ligue fanatismo ao isla. Nao estou ligando uma coisa com a outra. Todas a religioes e credos possuem fanaticos. RPGs possuem fanaticos. Fanaticos sao sempre iguais e sempre desequilibrados em algum ponto. Fanaticos sao fanaticos. E causam medo. E ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário