domingo, 23 de agosto de 2009

Sawadee kaaaa- ferias na Thailandia!


Genteeeeeeeeeeeee, para tudo e chama a Nasa!!!!!!!!!!!!(como diria minha amiga Bonnie,rsrs)
A Tailandia eh a coisa mais linda do planeta!!!!!!!!!!!!!!!!
Pensando na distancia para ir ate o Brasil e tambem no bolso(as duas pssagens p thailandia e mais tds os gastos -PASMEM!- saem pelo preco de uma passagem pro Brasil!!!), resolvemos conhecer um lugar exotico ao qual provavelmente nao iriamos se estivessemos morando no Brasil. Daqui do Bahrain sao 7h de voo...daih do Brasil...nem ideia, mas da medo so de pensar!
O legal de estar no Oriente Medio eh q ele eh realmente MEDIO: ta nomeio do mundo! Isso significa q temos a oportunidade de viajar por "mares nunca d'antes navegados", ficando menos tempo no aviao e sentindo menos dor no bolso!
Passamos 24 dias na Tailandia, que nao doeriam nada se fossem 34! O lugar eh tao cheio de coisas pra ver, sentir, viver que nao de tempo de vivenciar tudo. Mas o q deu pra fazer ja foi bom demais!!!! A riqueza cultural eh imensa, tanto na arquitetura quanto nos costumes e na religiao. A grande maioria das pessoas de la eh sorridente e sempre te recebe com um "sawadee ka" super simpatico. Os unicos com "cara de cu" mesmo eram os caras do tailorings alem de te tratarem mal quando percebem q vc nao vai comprar nada. Eh, os tailorings sao um capitulo a parte da thailandia. Toda vez que vc pega um tuk-tuk (os carrinhos-taxi de tres rodas), se vc nao quiser pagar mais caro que um taxiou ainda, se quiser andar de graca, se prepare para duas ou tres paradas em tailorings ou joalherias. Para ser um bom samaritano para o seu motorista de tuk-tuk (e pro seu bolso tb), vc tem que ficar pelo menos 5 minutos dentro das lojas, fingindo interesse supremo! Esse pequeno ato (que eh um sacoooo debaixo do calor) faz com q seu motorista ganhe um ticket pra por gasolina no teco-teco (ooops, tuk-tuk). Bom pra ele e bom pra vc q gasta quase nada pra ir de onde judas perdeu as botas ate a caixa-prego! Serio! Digamos q seja algo como 1,50 reais pra ir da candelaria ate o fim do leblon pela orla! Fala serio! Mais barato que onibus! Tambem...segura o coracao pq eh uma adrenalina , um medo louco intenso, com a pista em mao inglesa, furadas de fila fenomenais aceleradissimas no meio de engarrafamentos ou cruzamentos de pistas de alta velocidade! Ufa! Eh quase um passeio da disneylandia!
A comida eh doce! E nao adianta pedir sal a mesa pq eles sempre, SEMPRE, entendem "sauce" ao inves de "salt" e te trazem um potinho com molho arregacante de pimenta! O negocio eh por um bocado de shoyu e mandar a ver. Tem gente que nao gosta em nada da comida de la e passa toda viagem comendo fast-food. Ate que nos gostamos de mt coisa. Eh logico q sempre pedindo a pimenta separada. O unico problema eh que na ultima semana ja nao aguentavamos mais ver carne de porco e pato defumado pendurados por todos os lado e aquele cheiro doce exalando por todos os cantos, vindo das barraquinhas de comida da rua. E tb ja nao aguentavamos mais comer abacaxi! Acho q era a fruta da epoca e Tailandes eh um sujeito altamente frutifero(rsrs). Tudo que pediamos tinha, de alguma forma, abacaxi, fosse no comeco, no meio ou no fim! Eu me acabei de comer seafood fried rice dentro do abacaxi! Delicia! Mas a nossa comida preferida por la era mesmo um peixinho frito. Peguei a dica no site da revista viagem e turismo, onde a reporter diz q pra fugir do regionalismo, peixe frito com cerveja eh a melhor pedida, alem de baratissimo! Entao era quase sempre peixinho com cerveja e um suadorrrrrrrr...rsrs...ate hj fica a incognita se era por causa da pimenta ou da cerveja (sim, pq a Singha tem o poder de te dxar tontinho com uma garrafa). O que vale dizer eh que ate q a gente se deu mais bem do que mal com a comida.
Bangkok eh linda! Um "purgatorio da beleza e do caos" mesmoooo! primeiro passamos 7 dias la...e teve gente dizendo q era mt tempo p Bangkok pq la nao tinha nada...erro mortal: la tem tudo!!!! Os templos mais bonitos, as ruas mais legais (como a Khao San road), os shoppings mais lindos e modernos ao lado dos mais populares e "cameloticos" e alem disso,a maioria dos passeios para lugares legais sai de Bangkok.
Depois de Bangkok o lugar mais legal que visitamos foi Chiang Mai, ao norte da Tailandia! Chiang Mai eh cidade de montanha e, se vc chega la pensando nao ter muito o que fazer...se prepara pq pelo menos uma semana eh necessaria! La vc descobre um mundo de coisas pra fazer alem do clima da cidade pequena ser super legal e romantico. Os passeios la sao todos de jungle mesmo!!!! Eu nao gosto de mato e ,com certeza, nos pulamos a parte de dormir nas aldeias com os povos primitivos...passeios diarios ja foram bem bons! Andar de elefante (aff...depois q descobrimos q o mais legal mesmo eh o do Mae Ping elephant farm, q vai pelas cachoeiras c elefante e td! se vc for, va nesse!), bamboo rafting, white water rafting, visitar tribos locais e a das mulheres-girafa tao famosas...Uhullllll-e haja repelente!
As praias da Tailandia, famosissimas sao mesmo legais...mas nao tao legais qto as partes urbanas...Nao sei se nos somos urbanos demais ou se as praias nao tem mesmo nada demais, especialmente pra nos brasileiros, que estamos cansados de ver praias bonitas. Pukhet nao eh legal. O complexo Phu(ke)teiro (carinhosamente apelidado por mim)- a famosa Bangla Road- eh so isso: um puteiro ambulante! A praia eh extremamente comum e, nao fosse pela cor da agua, eu diria q ipanema e Leblon sao mais bonitas (veja bem...sao praias urbanas,nada comparavel a praia paradisiacas do nordeste). Em Patong beach nao tem nem orla com quiosques bonitos e da p ver mt coisa parada e deserta, resultado do Tsunami. Mas eh legal ir, so pra dizer que foi! De la fomos a Pan nga, onde ha a Budha Cave (que esta no filme Bangkok dangerous, com nicholas cage) que eh lindaaaaaa e a James Bond Island, do filme de mil novecentos e antigamente do 007 contra o homem da pistola de ouro (que, por acaso, nos nunca vimos, rsrs).
Phi-Phi eh linda! As prais sao lindas, na verdade. A cidade eh uma M@#%^&$#erda, com M maiusculo.Os hoteis sao sempre mt simples (pelo menos na area do buxixo onde ficamos -pq uma coisa q descobrimos na thailandia eh que ficar longe dos lugares movimentados eh a pior coisa pq tds os transportes nas prais sao carissimos, parece q rola um cartel), com agua salgada no chuveiro que faz os cabelos gritarem por socorro depois de 2 dias e o amado peixinho frito, tao baratinho da cidade e da montanha, nas prais eh vendido a quilo, valendo uma fortuna cem gramas de um peixe que, segundo um cara em Chiang Mai, eh so jogar a vara q ele vem de tanto q tem. Mas vale a pena fazer um passeio de barco pelas ilhas ao redor, conhecer a Maya bay- a praia do filme "a praia" com Leo DiCaprio (que por sinal eh realmente linda!!!) . Chega a ser emocionante passar pelo caminho onde foi montada a vila secreta deles, a lagoa onde eles pulam do alto de uma montanha qd chegam na praia..td mt legal! a comida ocidental em phi-phi era barata e os famosos drinks em "buckets", ou baldinhos (aqueles mesmo q as criancas brincam na areia!) estao por todos os lugares a espera de quem estiver avido por uma super ressaca no dia seguinte! a unica coisa realmente ruim de ir pra Phi-Phi foi a viagem de barco de Phuket ate la! Dois dias antes tinha chovido mt e o mar estava ligeiramente revolto: o suficiente pra muita, mas mt gente mesmo, passar mal durante as 1 hora e 40 minutos de viagem (inclusive eu!). A volta foi a mesma tristeza, o que significa que, mar revolto ou nao...a viagem eh horrivel do mesmo jeito!
De volta a Phuket, seguimos rumo a Kho Samui, uma ilha ao leste da Tailandia. As praias nao sao as melhores, a nao ser q vc pegue um barco por la, mas a infra estrutura e a night life de la eram as melhores de todas as praias. Tambem um pouco mais cara e, por conseguinte, tinha gente mais bonita, mais apresentavel, lugares mais legais pra comer e beber e o melhor: dar a volta na ilha eh moleza! Alugando uma motinho, rodamos td e fomos sozinhos ate os pontos turisticos, o que faz ganhar mt tempo e eh muito mais divertido do que ir de van nos tours de agencia...e tb mt mais barato!Coisa de 13 reais a diaria! Acho q, das praias, Kho samui foi onde a gente mais se divertiu, descobrindo buracos, templos e restaurantes loucos em cima daquela moto! O aeroporto de Kho Samui tambem eh a coisa mais linda! Zeca Camargo, ao dar sua volta ao mundo, disse que esse foi o aeroporto mais bonito que ele ja viu. Tivemos que concordar! Super simpatico, arborizado, tem uma mini-avenida com restaurantes e botecos num estilinho bem boemio e a sala de espera parece um lounge. Coisa d louco. E coisa de louco tb eh o preco absurdo das passagens saindo de lah em comparacao com as outras: a taxa do aeroporto eh altissima!
De Kho Samui voltamos a Bangkok e passamos mais uns diazinhos ate a volta pra casa! Nessa viagem fomos mais cosmopolitas do que em nenhuma outra, mergulhamos na cultura local, andamos de onibus-jardineira-lerdissimo e Phuket, comemos quase todo dia em barraquinhas-podroes de esquinas e nos divertimos muitooooo! O Mais engracado foi habito de fazer o gesto das maos juntas no 'sawadee ka"(olah, seja bem vindo) e do "krop khun kaaaa" (obrigado). Ate hj nos pegamos dizendo" hello" ou "thank you" de maozinhas juntas e o Mauricio outro dia dancou no pub com as maozinhas assim...hilariooooo, nem preciso dizer....

Agora...parando pra pensar..puxaaaa! Estivemos em locacoes de tres filmes famosos diferentes! Nao eh o maximo???

Quer uma dica???
Se for pra Tailandia, leve uma camera fotografica a prova d'agua! Nao tinhamos uma e mts fotos legais nas praias nao pudemos tirar pq, em muitos lugares, o barquinho fica parado longe e vc tem q ir nadando!

Outra dica??? qdo fizer passeios como rafting, elephant trekking e etc, use roupas escuras ou que vc nao se importe de jogar fora depois. Tds as nossas roupas aparecerem manchadas sabe-se la do que, sem salvacao!



bjokas e
Krop khun ka por mais essa visita ao meu blog!

Aleh.

Um comentário:

  1. Poxa Ale, meu interesse em viajar para fora do Brasil, sempre foi por curiosidade, pois tem tantos lugares no Brasil que não conheço, mas através de seu Blog, ta dando vontade de virar cidadão do mundo, agora veio a cede de aventura.
    Continue escrevento, pois lendo viajo nas suas histórias.

    Bjos
    Cléber

    ResponderExcluir