quarta-feira, 16 de julho de 2014

Ramadan Kareem (pela 7a vez)

Dizem que o 7 é um número cabalístico.

Cabalístico ou nao o fato é que, por incrível que pareça, acho que já me acostumei com esse mes louco de pouca comida e nenhuma diversao fora de casa...ainda me sinto bandida por tomar café semi-escondida na frente dos outros (eu sei que cheiro de café é uma coisa de enlouquecer em tempos normais, imagina no ramadan) mas nao ligo mais de passar um mes sem shopping (os horarios dos malls sao muito loucos- impossíveis para míseros trabalhadores como eu), nao tenho sede dentro do carro neste calor absurdo de 46C,  meu estoque de bebidas pré-ramadan está lindo e eu nao pirei pra sair correndo de ultima hora pra comprar e tambem nao comprei em exagero morrendo de medo de acabar tudo como nos anos anteriores!

Nao sei se ja contei antes, mas a semana antes do Ramadan é feito filme apocaliptico é como se todo mundo fosse se enfiar num bunker por muitos meses e tivesse que fazer estoque de mantimentos, e se alimentar de enlatados por meses a fio antes de ser morto pela invasao alienígena, pelos zumbis, tsunami ou meteoros em chamas. O desespero é exatamente o mesmo. Filas imensas nas lojas de bebida alcoolica (só existem 4 no pais inteiro), muitos produtos em falta, gente levando carrinhos e mais carrinhos de bebida com pavor de ficar sem.

Bebida alcoólica é o alimento mais consumido no Ramadan. Se nao houver mais arroz, se nao houver mais carne, se nao houver mais pao, se nao houver mais luz, ao menos há bebida!

Neste sétimo ano de Ramadan eu tambeém nao tenho sentido muita fome...almoço uma saladinha lá pras 3 da tarde e nem janto...algo dentro de mim parece  estar se convencendo da santidade do ramadan...ou tomando vergonha na cara pra usar esse mes pra fazer um detox (que vai pro brejo lamacento nos infitnitos churrascos de fim de semana- desculpa pra beber só porque nao pode!).

Eu sonho com o dia em que o Ramadan vai cair  no inverno. Todo ano ele acontece 11 dias mais cedo. Este ano ele começou dia 29 de Junho. O mes muda em media a cada 3 anos,o que significa que Ramadan em Fevereiro só por volta de 2026.

Nao, obrigada. Nao pretendo presenciar tantos ramadans... Hora de esquecer o sonho e se contentar só com o pao doce (comendo escondida no banheiro, é claro).

Ramadan Kareem!


Um comentário:

  1. Olá,
    Adorei seu Blog!
    Tenho muita curiosidade pelo Oriente Médio. O mundo árabe chama minha atenção.
    Gostei! ;)

    ResponderExcluir