quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A lingua arabe e portuguesa as vezes sao irmas...

" O nois aqui 'traveiz!"
Segundo post de hoje, mas dividi por serem assuntos completamente diferentes.
Uma coisa que achei muito nteressante durante essa vida no Bahrain foi perceber que algumas palavras se parecem com palavras portuguesas. Da pra entender dieitinho quando sao faladas na TV ou na rua!
A primeira que percebi foi "Marun" que aprendi num programa de culinaria, quando o cheff disse que o molho ficava "marrom". nao tinha traducao, mas dava pra entender que era isso que ele queria dizer porque mostrou o molho, eh logico!
Depois fui percebendo outras.
"zeitun" voce ja deve imaginar o que eh. Fica mais facil se voce imaginar que, antes da palavra, usa-se o artigo "al". Logo, temos "al zeitun" !!! lindo! rsrs
A proposito, tudo que comeca com "al" no Brasil tem origem arabe. Alface, almondegas, almofada (que alias, eh o artigo de decoracao preferido aqui), albergue,alfinete, e assim por diante.
"Batata" eh batata mesmo!
"Mae" eh mae mesmo! Canso de ouvir criancas gritando nas lojas "maaaaaaaaaaaaaae", chorando, viro pra ver se sao brasileiros e nada!Todos arabinhos!

Fui pesquisar na Wikipedia alguma informacao basica sobre isso e la vai:
"Desde 711 DC, com a invasão da península pelos mouros (a partir do Norte de África), o árabe foi adaptado como língua administrativa nas regiões conquistadas. Contudo, a população continuou a falar latim vulgar; logo que os mouros foram expulsos, em 1249 (conquista de Faro), verificou-se que a influência exercida pelo árabe na língua foi pequena, exceptuando no léxico: o português moderno ainda tem um grande número de palavras de origem árabe, especialmente relacionadas com comida e agricultura, o que não tem equivalente noutras línguas latinas. A influência árabe é também visível nos nomes de locais no sul do país, tais como "Algarve" e "Alcácer do Sal". Muitas palavras portuguesas que começam por al- são de origem árabe."
Vale lembrar que isso se trata de invasao na peninsula iberica, nao no Brasil, pelo amor de Deusoooooooooooooooooooo, nao pense asneiras! Os arabes invadiram Portugal uma epoca e daih surgiram essas palavras que, obviamente, muitos anos depois, foram levadas para o Brasil por osmose!
=P

O Ramadan acabou!

Hoje eh o ultimo dia do EID, o feriado de tres dias apos o ramadan, onde os arabes dao presentes uns para os outros e comem banquetes de natal o dia inteiroooooooo! (eh expressamente proibido, segundo o Corao, fazer jejum nesses tres dias)
Isto significa que a vida volta ao normaaaaaaaaaal! tudo aberto: shoppings, restaurantes, bares e etc!
Owww, coisa boa!
churrasco dia 25 com liquor stores abertas! EBA! Sim, porque nosso estoque ja acabou!
E vamo que vamo!

A proposito: notei neste ramadan que muitos canais exibiram filmes de Papai Noel... Sera que eles tambem tem o Papai Noel, so que no Ramdan inves de Natal??? sei pra igreja catolica o Noel eh Sao Nicolau, mas pra eles pode ser so um bom velinho que da presentes, nao pode????
Pesquisarei mais sobre isso!

mil beijocas,
Aleh!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mais um pouco de vocabulario arabe!



Mais umas coisinhas que sao legais de saber...

Quando voce esta com pressa e a outra pessoa demora infinitamente a terminar de fazer o que quer que esteja fazendo voce diz:
- Iala! (acento agudo no primeiro "a"). Algo mais ou menos como: "anda logo"; "vamos logo"!
(A gente cansa de ouvir isso pelos shoppings por aqui, com os pais chamando incansavelmente os filhos...tanto que ja virou parte do nosso vocabulario! rsrs)

Outra coisa que se ouve muito e que tambem ja virou parte do nosso vocabulario diario eh a expressao usada para dizer "acabou"; "chega"; "ces't fini!":
_ Hallas! (acento agudo no ultimo "a")

quando expliquei o "chucram" no outro post, esqueci de dizer que quando voce quer dizer "muito obrigado" eh soh acrescentar "jazilam"! assim, quando voce esta muiiiito agradecido, diga:
-Chucram jazilam!

Agora...quer aprender a contar ate dez pra sair por aih que nem crianca repetindo pra todo mundo??? Vamos lah:

wahed (ua' rred)
snaan
thalatha (Th no meio dos dentes, como "this". Muita gente fala um som de quase "s" e, quem nao consegue por a lingua no meio dos dentes fala q nem "s" mesmo...rsrs)
arbaha (ar-brra)
hamsa (ramsa)
sita
sebha (sebrra)
thamania (mesmo Th do 3)
tisha (tis-ra)
ashra!!!!!!!!!!!!!! (ach-ra)
(os numeros 11 a 19 sao mais ou menos como ingles, juntando o 10 com o outro numero, porem, na hora de falar, o som eh um pouco diferente, por isso, confuso. Quando voce ouve, o unico que reamente da pra entender perfeitamente eh o "ahed-ashra" , ou seja, 11.)

O primeiro numero que aprendi aqui foi 5 (hamsa). Nao sei porque, nem se foi so comigo, mas toda vez que eu ia comprar alguma coisa a conta dava 5 Bds, ou 5 e alguma coisa, e os atendentes sempre me diziam o preco em arabe "hamsa dinars" e eu ficava boiando na maionese ate eles se tocarem e falarem "five". Engracado, porque, depois que aprendi, nunca mais falaram! rsrs
Pelo menos isso me impulsionou a aprender os outros numeros e tambem outras coisas e, eu juro, que tem horas que entendo pelo menos o substancial de uma conversa, juntando uma palavra aqui, outra ali e os gestos dos arabes (arabes gesticulam muuuuuuuito!).

Falando em numeros arabes, uma coisa me deixa encucada desde que cheguei aqui: os numeros arabes nao sao escritos do jeito que nos os conhecemos! Ora, mas nao aprendemos na escola que os nosos algarismos sao arabicos???? Aqui, embora usem os numeros como os nossos muitas vezes, de vez em quando voce vai a uma loja, especialmente em bairros mais arabes, e os precos e descontos estao em arabe! nao preciso nem dizer que fiquei feliz da vida (e ainda fico) quando cheguei numa loja e soube que o desconto era de 75%, sem precisar perguntar pra ninguem! Nao eh o maximo??? voce pode achar besteira, porque aprender linguas eh facil quando se escreve do mesmo jeito que nos. Mas decodificar simbolos completamente diferentes foram o augeeeee pra mim! A foto acima mostra os numeros como eles sao aqui!
Curiosa, fui pesquisar sobre a origem do que chamamos de algarismos arabicos. Pelo que li, na verdade eles sao hindu-arabicos. Os arabes pegaram emprestados dos indianos, adaptaram e os europeus, por sua vez, pegaram dos arabes e os adaptaram novamente. E deu no que deu: os nossos numeros de hoje! Ahhh, mas isso nao me convenceu! as figuras dos numeros sao muito diferentes de uma adaptacao pra outra! O unico numero que eh quase o mesmo em todas eh o nove. Entao, desconfio que, na verdade, o que foi usado e chamamos de algarimos arabicos eh, na verdade, a sequencia 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 , que um indiano inventou e consegue formar todos os numeros a partir daih. A forma dos numeros nao eh arabica, mas sim seu contudo e sequencia, acredito eu! mas pesquisarei mais sobre isso para postar! (e , se alguem souber, por favor esclareca essa questao!)

Ahhh...
estava em cartaz aqui ha um tempo atras um filme arabe chamado "bahr al nojoom". Significa "mar de estrelas". Nao eh legal entender uma expressao inteira? rsrs
Eu ja disse antes, mas voce sabia que "Bahrain" significa "entre mares"?

Entao, se voce quiser acampar para ver as estrelas, lembre-se que, por aqui, elas se chamam "nojoom". Quando voce vir um inseto gosmento tipo uma lesma, e tiver nojo, voce vai lembrar, tenho certeza! uahuhauhuha (pensamento mongoloide, esse, hein? rsrsrs... efeito do ramadan!)

Como diria o perna-Longa:
"Por hoje eh so, pessoal!"

beijos e queijos,
Aleh.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

JJ's reaberto e Bahrain na copa do mundo?

Peopleeeee, eu ja comentei que, quando voltamos da Tailandia, tivemos a maravilhosa noticia de que o JJ's estava reaberto??? Pois eh...aquela historia do ministerio da saude de fechar por causa das "profissionais" parece que nao deu em muita coisa. A quantidade delas diminuiu, porque os outros dois bares/boites adjacentes continuam fechados, mas, no fim, O Ministerio da Saude nao estava assim tao preocupado com o que a galera anda "comendo" pela rua. hauhauhuahaua. Era mais jogo de cena!
Voltamos de Thai e ja corremos pro nosso amado Karaoke! E nao vemos a hora desse Ramadan acabar pra voltar tudo ao normal! Mas sem tequila, pleaseeeeeee! rsrsrs

Hoje fomos nos despedir definitivamente de um casal muito amado que desistiu do Bahrain...Nao acredito que tem mais gente indo emboraaaaa...sniff...Mas pessoas vem e vao...que venham pessoas tao boas quanto!
na casa desses amigos eu,como sempre, muito ligada nos esportes telespectadora assidua do canal Al Jazeera sports, fui a ultima a saber que o Bahrain estah a um jogo de classificacao da Copa do Mundo e que, esta semana, desclassificou a Arabia Saudita!
Como se isso nao bastasse, ainda descobri que o treinador da selecao bahraini eh brasileiro! Pode??? Desconheco a figura, mas soube que eh um cara muito simpatico! So fico imaginando o Bahrain na copa...visualiza soh: BrasilXBahrain! E o coracao do treinador fica como? Confesso que se este jogo acontecer eu torco pro Brasil, mas se for Bahrain contra outra galera, tem que dar Bahrain, ne? eh legal ver como um pais minusculo que, ate pouquissimo tempo atras nao participava de nada diss, esta comecando a se destacar, minimamente que seja. Ja ganhou um ouro olimpico nos 1500 metros!A primeira medalha olimpica da historia do Bahrain!Nao precisa ganhar a Copa, porque ja ta na hora do Brasil ser hexa, mas pode chegar longe, nao eh mesmo?
Falando em hexa...nos, brasileiros, nao vemos a hora de chegar a Copa ano que vem! Torcer para o Brasil estando fora dele eh muito bom! Quando eu me lembro da copa de 1994, quando eu estava com meus pais em Los Angeles, ate hoje sei que foi um dos momentos mais empolgantes da minha vida! Baggio chutando pra fora e a gente correndo pra rua, na frente do hotel, fazendo uma baderna e a policia chegando querendo saber que fuzueh era aquele! "Ah, seu guarda, eh a Copa! A gente ganhou!" E ja faz 15 anos aquele tetra...lembro como se fosse ontem, a brasileirada de maos dadas no momento final, aquela tensao....e eu era crianca e nunca tinha ligado pra Copas antes disso! Aqui, com certeza, nao vai ser diferente! Ja to ateh vendo todo mundo uniformizado de verde-amarelo no buteco - o JJ's, eh logicoooooo- botando banca, virando celebridade (como sempre por aki, onde tem brasileiro , tem festa e tem fotografos), zuando tudo!
E os churrascos??? Nooossa!Nao quero nem pensar! So vai faltar um trio eletrico da Ivete! =P

Falando em churras, sexta agora tem mais um! Tava demorando pra dar mais uma animada nesse Ramadan sertanejo! Ta na hora de mais um pouco de forroh e samba pra variar!

acabou a novela???

Gentemmm, eu nao possuo a maravilha da tecnologia chamada Dreambox...sniff... nao vi nem um capitulozinho da novela indiana e ela ja acabou????
Alguem aih quer fazer a caridade de gravar e me mandar pelo correio???
Buaaaaaaa!
Que saudades de ver novela!
Completamente alienante? Pode ser...mas eu gosto! Dane-se o discurso intelectual. Pra hora do descanso nao tem nada melhor do que uma novelinha... Minha vida televisiva aqui se resume a seriados e fofocas de hollywood, porque nem um Discovery a TV pega.
Sao milhoes de canais arabes e uns 6 principais em ingles de filmes e seriados...e soh!
Eu sei que a mae de Michael anda confundindo as datas dos shows em sua homenagem;sei que a atriz de Grey's anatomy adotou uma bebezinha koreana, que John and kate plus 8 se separaram e ta rolando barraco, que David letterman do late show fez brincadeira de mau gosto com a ex-candidata a vice presidencia dos EUA, Sarah Pailin, e teve que pedir desculpas ao vivo; que um ex-participante de reality show matou a mulher e cometeu suicidio; que Hannah Montana namora um garoto maior de idade e todo mundo acha um absurdo; que Jennifer Anniston nao casa nunca depois de Brad Pitt e que rolam barracos dela com Angelina jolie nos bastidores de premios;que Patrick Swayze faleceu aos 59 anos mas com cara de 69, devido a um cancer no pancreas-que coisa horrivel!- mas nao sei nem o que se passou no primeiro ou no ultimo capitulo da novela das oito no Brasil, nem se algum famoso brasileiro faleceu, casou, separou! Quando Clodovil virou purpurina eu so soube seculos depois!Cade a qualidade dos meus momentos de futilidade???
Sim, porque eu leio muitos livros e tal...mas isso nao futil...leitura eh cultura!
Realmente...o mundo ta acabando!
hauhauhauhuahuahuahuahauahauhauhauahuahauhauhuahauhauhauhauhauhauahuauahuah

mas eu sobrevivo!

Acho q esse ramadan esta me deixando mais ociosa do q nunca...

beijocas...
te vejo depois do proximo capitulo de Ghost Whisperer ou reprise de Friends!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Meu povo e minha pova, minhas desculpas!

Ao acessar esta tao querida pagina de diario virtual nesta noite abafada de Setembro no Bahrain, percebi que, ao rodape da ultima postagem, havia um comentario. Uma critica construtiva, eu diria, de um amigo que ha muito nao vejo e com o qual ha muito nao dialogava. Chamava-me a atencao sobre como o tipo de escrita pode interferir na qualidade de uma producao intelectual, no caso, este diario, ou blog, doravante denominado "A um passo de Pasargada".

Acredito veementemente que a critica esta correta e confesso que, anteriormente, pensei amiude em parar de escrever "internetes". Mas um computador estrangeiro sem acentos ortograficos comecou me obrigando a escrever Aleh, ao inves de Ale (com acento circulflexo); eh, ao inves de e (com acento agudo- porque o presente do verbo "ser" nao pode ser confundido com a conjuncao aditiva "e").

Portanto, caros leitores e amigos, minhas sinceras apologias pelo modo que escrevo neste blog, mas o "internetes" acabou se fazendo naturalmente necessario. Ao menos nao estou assassinando o Portugues, apenas escrevendo-o numa neo-linguagem! Prefiro escrever "pq" a escrever "porque" e "por que" sempre da mesma forma, sem diferencia-los com acentos circunflexos devidos quando necessario. Prefiro escrever "eh" a deixar um pensamento mal entendido. Pelo menos por enquanto, amigos. Pelo menos ate possuir um Microsoft Office em Portugues ou um computador que obedeca meu comando e nao queira, a todo momento, voltar a marcar "arabic" como lingua principal e iniciar pensamentos da esquerda para a direita!

Mas prometo que, ao menos,tentarei modificar algumas coisas. Eu sei que posso escrever "todo" ou "tudo" ao inves de "td". Contudo, voce ja deve ter percebido que escrever em varios estilos e varias linguagens em um mesmo texto e(pres.ind.ser) complicado. O cerebro ja gravou que a este blog pertence o "internetes". Sera que eu, como reguladora soberana desta pagina, nao posso declarar, a partir de hoje, o "Internetes Aportuguesado" a lingua oficial deste meu pequeno mundo?Desta forma, o discurso jamais sera empobrecido, uma vez que e(pres,ind.ser) lei, e a riqueza de espirito sera mantida!

Alem disso,voces precisam entender que, para alguem que passou um ano e meio de sua vida atento a codigos corretos de linguagem,palavras rebuscadas e frases cuidadosamente elaboradas, conseguir evadir-se para um modo diferente de pensar e se expressar e(pres.ind.ser), indubitavelmente, uma vitoria!
Mas, mesmo assim, eu sei: transformou-se em vicio.
Por isso aguardo calorosas manifestacoes de voces! Suas opinioes sempre serao bem-vindas e, com certeza, ouvidas! Se o internetes nao vos agrada, deixem sua mensagem!

Beijos e queijos,
Ale (oxitona e nao paroxitona como pronuncia minha amiga Mari, alegando que no meu perfil do Orkut nao ha acento) .

a proposito: alguem ai sabe como colocar paragrafos nisto aqui????

sábado, 12 de setembro de 2009

Vocabulario basico em arabe -pra voce que, como eu, nao pode ficar sem saber mandar alguem "tomar no c#$@&^*%u" quando preciso.





Consideracoes basicas
:


Em Arabe, o "r" eh pronunciado como em "aro" e nao como em "rato".
O "h" tem som de R rascante como em "carro".
Entao ja sabe: qd vir um "r" pronuncie como um paulista, com a lingua no ceu da boca inves de na garganta, e qd vir um "h", pronuncie como um "r". Ateh mesmo qd esta no fim da palavra esse h com som de r eh pronunciado!
Outra curiosidade eh que, qd o "K" vem seguido de "H", o som do k eh suprimido e so se ouve o som do "h", parecendo "r". Arranhe a garganta q da td certo! Sabe a palavra "sheikh" que aih no Brasil a gente fala "cheique"??? Td errado! a pronuncia correta eh "sheirrrrr"!

Comecando a aula

Qd vc encontra alguem e quer dizer como uma pessoa comum, despregada de religiao, um "olah" bem simpatico vc diz:
-Marhaba! (com o "r" no ceu da boca e o "h" como "r")

Mas se vc encontra um sujeito metido a besta usando toalha de pique-nique na cabeca sonhando secretamente em ter um cabelo liso e comprido e uma penteadeira em seu quarto para se embelezar a qq hora vc diz:
- Salam aleikum! (algo como "que a paz de Deus esteja c vc")

E o cara, educadamente, te responde:
- Aleikum salam! (tipo "com vc tb")

Se o papo render vc se apresenta, eh logico:
- Issmil Alessandra! (eu me chamo Alessandra!)- note que, se seu nome nao eh Alessandra, por favor, mude essa parte.

E seja intrometido, va em frente e pergunte o nome do cara tb!
-"Chuh issmAc?" (se for homem). -" Chuh issmIC?" se for uma moca.

Se vc vai as compras, na hora de pagar, por favor seja educado e diga ao atendente:
- Chucran! (obrigada!). Eh moleza! eu sei q vc nao eh alemao, mas eh so lembrar de "chucrute", facil demais!

E se quiser ser extremamente simpatico acrescente um "habibiti" (querida) ou um "habibi" (querido). Td mundo adora! (ja percebeu q o Arabe eh dificil igual ao Portugues, de aprender? td tem concordancia c td, feminino, masculino e etc. owww, tristeza de lingua...)

A resposta para o "Chucran" eh
-Awfuan! (significa "com licenca", mas tb usado como "de nada", tipo em ingles q vc usa "you're welcome", que quer dizer bem-vindo e nao tem nada a ver...) , mas eu nunca, nunca mesmo, ouvi ninguem falar isso.Se vc quiser ser um individuo de vanguarda, va em frente : tente, invente, faca um Bahrain diferente!

Se vc quer dizer "nao", diga:
- Lah!

Mas se vc quer dizer "sim", diga Nao! hauhauha serio! "Sim" em Arabe eh "Na'am". Igual qd vc le "push" e puxa, pq seu cerebro demora para processar o inverso! rsrsrs

Se alguma amiga ficou gravida ou se alguem ganhou alguma coisa que mereca felicitacoes ou vai apaga velinhas, diga:
-Mabrook! (parabens!!!!)

Se vc quer que uma coisa aconteca, ou melhor, que nao aconteca pq nunca se sabe o dia de amanha (provavelmente vc estara c mt sono ou doente ou com a pulga atras da orelha), esquive-se dizendo:
-Inshallah! (Se Deus quiser!) Isso aki eh resposta pra td! Se vc leva o carro p oficina e pergunta se fica pronto ainda hj e o cara responder inshallah, se prepare p pegar so daqui a uma semana! No fundo, a intencao da expressao eh boa, mas vira piada qd se trata de prestacao de servicos!

Mas se vc realmente pretende q uma coisa aconteca, com mt vontade, muita fe e perseveranca vc diz:
-Allah hamdulillah! (com a graca de Deus)Segundo a moca da mesquita, qd se diz Allah Hamdulullah, a vontade vem de dentro do seu coracao! ki lindo!

Se uma garota estiver dando em cima do seu namorado na sua frente, descaradamente, solte o verbo:
-Garba!!! (piranha, puta!)

Se vc vai ao restaurante e que pedir uma agua ao garcon , peca:
-Atnin wahed may! (me da uma agua!)

Se vc vai pra balada e alguem pergunta "vc vem sempre aqui?" e vc quer dar mole, vc responde:
_ Culi Leila! (toda noite!)

Se vc, ainda na balada, quer pegar um arabao ou uma arabinha e ja tentou de tudo e nao teve jeito, joga essa :
- Atnin bossa! (me da um beijo!)
(a essa altura vc, q eu sei q eh mt inteligente por estar lendo este blog, ja entendeu q "atnin" significa "me da", ne??? Mas, por favor, se vc for homem, nao esqueca de completar a frase...)

Agora, se nem isso adiantar...chuta o balde e diz logo:
- Rukh ntek! (vai se foder!) e seja feliz! (essa eu vou ensinar a ler pq eh importante: o primeiro errezinhno no ceu da boca e vamo la: "rurrintek"!)

Viu???
Ja pode se virar!
Mas a verdade eh q vc nunca vai usar isso td pq ate o faxineiro entende um minimo de ingles...mas nao custa nada saber!

Ma'salama! (tchau)

bossa p vc!

domingo, 6 de setembro de 2009

momento chapeuzinho

pela casa afora
eu vou
bem chatinha
comendo besteira e
vendo novelinha

pq eu moro longe
e o caminho eh um deserto
e nao ha nada pra fazer
por perto...

la la la la
la la la la...

aaaaaaaaaaaaaaaaaafffffffffffffffff
esse Ramadan ta chato demaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis
vou gritar que nem aquele cara/cachorro q ficava perdido na lua da TV COLOSSO: "tirem-me daquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"
preciso inventar algo q me faca passar o tempo...e de quebra de algum dinheiro! Alguma ideia???

=P

ps: a proposito...q programa legal aquela tal de TV colosso, nao??? as criancas de hj nao devem ser tao felizes sem ele! Passava os smurfs! passava meu querido ponei! Passava she-ha e he-man! Passava o desenho super-educativo do de volta para o futuro que fazia experiencias no final e a gente ficava em casa tentando imitar...Passava os ursinhos Gummyyyyyyyy! Eu estudava a tarde e so almocava pra ir pro colegio depois de ouvir "atencioooon, ta na horrrrra de matarrr a fomeee, ta na messs , pessoaaaal!"
Ta, mas o q q isso tem a ver com Bahrain? Nadica de nada mesmo. Really nothing. Nothing indeed! But I have nothing to do also...

=P

byyye!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ramadan Kareem!!!

Aqui vao algumas fotos de propagandas do Ramadan legaizinhas!

1-Burger King - Whooper de lua!
2- A tiazinha ajudando a lotar o supermercado (eh um inferno o super no ramadan, e haja ceia)!
3- Nao ha devil que aguente o Ramadan...(pq a lei nao deixa, ne?)
4-Coke : de dia pra nos, de noite pra eles!tolerancia!?!No fim, o importante eh viver o lado coca-cola da vida, mesmo...



E comecou o "Ramadan sertanejo!"!!!



Ahhhhhhhhh, essa expressao eh otima! Loucura do meu amado namorido, Mau. Ta mais pra Ramadan desertejo, mas td bem!

Pois eh...a pior epoca do ano para nos nao-muculmanos chegou desde o dia 21 de Agosto. E esse Bahrain ta literalmente desertico! Ano passado foram milhoes de churras e etc pq tinha mais gente aqui, era setembro, a criancada ja tinha voltado as aulas e tal. Mas esse ano td mundo se escafedeu! Sobramos nos, a areia, o sol, os camelos, a piscina quente, e uma pequena galera cujas folgas de fim de semana nunca coincidem com as folgas do Mau...aff...milhoes de vezes PQPa@#$&*^%riu!
amp;*^%riu!


Esse ano o Ramadan comecou mais cedo pq eles seguem o calendario lunar pra contar os meses arabes. O Ramadan eh nono mes arabe, mes no qual o corao foi revelado pela primeira vez ao profeta Maome (Mohammed-peace be upon him). Nao eh permitido tocar no nome do profeta sem dizer "que a paz esteja com ele" logo apos, o que eh curioso, pq eu acho q ele nao esta nem um pouquinho em paz com tanta guerra religiosa no mundo! E tampouco esteve em paz tendo que escrever aquele trambolho de livro -igualzinho a Biblia- da esquerda pra direita e s-o-z-i-n-h-o!

Ramadan eh o mes em que os arabes muculmanos tem que, obrigatoriamente, fazer jejum do raiar ate o por do sol (da primeira reza do dia ate a ultima). Este jejum eh o quarto dos 5 pilares do islamismo. Durante o dia nao se pode comer nem beber nada, ate mesmo agua, afim de obter uma limpeza espiritual e fazer um sacrificio pessoal, refletindo sobre os males do mundo, inclusive a fome. O muculmano eh obrigado a cortar o jejum imediatamente apos a hora determinada, agradecendo a Deus por ter comida e td o mais, segundo o profeta: "Se foi a sede, hidrataram-se as veias, e se alcançou a recompensa, com a permissão de Deus". E Imediatamente mesmoooo. Outro dia fizemos um xurrinhas aqui, nossos amigos brasileiros-muculmanos estavam contando ate a hora de 18:02 (indicada pelo calendario lunar) pra comecar a comer, rooooxos de fome, tadinhos! Era uma tensao como relogio, o estomago gritando , os ponteiros nao andavam...no fim...ahhh, a comida! Deve ser a comida mais deliciosa do mundo! Sim, pq se eu fico de jejum durante a noite-e dormindo- pra fazer exame de sangue e quase desmaio depois da agulhada, imagina passar o dia inteiro acordado, sem nem um copo d'agua no calor de 50 graus???? Fala seriooooo!

Nos, nao-mulculmanos, temos que respeitar a galera e nao comer na rua, nem na presenca de nenhum muculmano sem seu consentimento. Ate porque, nao respeitar pode dar cadeia e/ou uma multinha basica de 200 bds, ou seja: mil reais! Dizem que se eu tenho fome ou sede e quiser comer ou beber eu posso, pq me proibir eh contra os Direitos Humanos. Se a policia reclamar eh chamar a embaixada e td certo! Ta... soh ha o pequeno detalhe que a embaixada do Brasil responsavel pelo Bahrain fica no Kwait e so trabalha 4 dias por semana, pq precisa seguir os fins de semana de la (sexta e sabado) e do Brasil(sabado e domingo). Ou seja: se eu for pego na quinta-feira, passo pelo menos 4 dias sob custodia, mais um dia ate conseguir ligar pra la e mais um pouco de espera ate o consul (que eh um rapaz muito simpatico e prestativo, por sinal) pegar um aviao e vir me soltar ou...morro em 200 bds de uma vez! Por isso, my friend, com todos os retaurantes fechados,a aguinha e a batatinha Pringles continuam escondidas dentro do carro para casos de emergencia onde serao consumidas sem que ninguem perceba, inshallah!!!

Uma coisa curiosa eh que muita gente- as familias mais abastadas, que sao, por acaso, muitas- passa o dia inteiro sem comer e qd chega a noite faz um banquete gigante tipo ceia de natal e ainda joga um monte de sobras fora (relato da uma empregada domestica de uma brasileira)! E o que acontece com o pensamento sobre as pessoas com fome no mundo???

Outros prazeres da vida, como sexo, tambem sao proibidos e bebidas alcoolicas, sempre proibidas, sao mais proibidas ainda! Estamos com nosso estoque de cerveja pela metade! Ja estamos na metade do Ramadan entao a conta parece q estava certa, se continuarmos nesse ritmo "unusual" de poucas festas. Sim, porque, alem dos bares nao abrirem e dos restaurantes que tem permissao nao servirem bebidas alcoolicas, as liquor stores tambem ficam tds fechadas durante o Ramadan. O negocio mesmo eh gastar e comprar um monte de bebidas de uma vez pq, no fim...eh melhor sobrar do que faltar!

Falando em gastar, eu acho que nao comentei ainda o valor de uma caixa com 24 latinhas de cerveja, comentei? Uma Coors light (a nossa skol aki, ou seja, nem tao barata nem tao cara) custa 14bds, ou seja, 70 reais!!! Agora, se vc for mais chique e quiser uma Bohemia ou Original (vulgo, Heinneken, por aki), vai pagar a bagatela de 22bds, o que equivale a 110 reais!!!!! e se vc for super-hiper-mega chique e quiser uma Stela Artois ou coisa assim...eu nem sei o preco...hauhauha...ate pq nao gosto e mantenho meu pe um pouco na cozinha: uma 51 de "3 real" ja me satisfaz. A proposito: 51 aqui eh artigo de luxo: 50 reais! Valem mais a pena as 24 latinhas de cerveja com pouco pedigree mesmo... Mas uma Maxima eh certa aqui no Bharain: "Quem converte, nao se diverte!!!" E vamo que vamo!

O que eu acho legal do Ramadan aqui sao as propagandas! Todas as religioes, no fim, tem seu proprio "Natal": uma epoca de festividades onde se doa, se da presente, os coracoes ficam mais aquecidos, as familias se reunem,as casas se enchem de luzes pisca-pisca e fazem-se ceias maravilhosas! Todas as propagandas de Ramadan, desejando "Ramadan Kareem", ou seja , um feliz Ramadan, me lembram do Natal. Sao cheias de luzes, presentes e estrelas(essa aih da foto parece que sao os reis magos seguindo a estrela de Davi!)!Nos super-mercados vendem-se fantasias tipicas para criancas e fantoches- acredito que facam teatrinhos como nos fazemso sobre os reis magos e o menino-Jesus. Nao eh lindo? So acho exagerado um mes inteiro de festa...mas cada um com seu cada um! Essa coisa de dar presentes ainda nao entendi direito se eh todo dia ou td fim de semana ou se eh so no fim de tudo...mas que as lojas estao sempre lotadas de gente mandando embrulhar coisas pra presente, ah, isso estao!

Ao Ramdan segue-se o "Eid Al Fitr", que eh o primeito dia do decimo mes e comeca com uma nova lua. Neste dia, os muculmanos sao obrigados a celebrar e sao proibidos de jejuar, sendo abencoados por Deus (Allah) por terem a oportunidade completar mais um Ramadan. Assim, em agradecimento, deve-se trocar presentes, vestir roupas novas e fazer um banquete, incluindo comidas, doces e bebidas tipicas da festividade. (fonte: Millard, Jane. Ramadan explained. Time Out Bahrain magazine. Vol 1, issue 6, August 2009. p.20 e 21)

Enquanto o feriado do Eid nao chega (sao 3 dias onde td mundo sai por aih dizendo "eid mubarak" ("tenha um feriado abencoado!) a gente fica aqui, em casa quase o tempo todo, lendo um livro, assistindo um filme, fazendo maratona de dvds de seriados,comendo, inventando moda, fazendo arte...ou, na verdade, eu fico fazendo td isso enquanto o Mau ta no trabalho e continuamos fznd td juntos qd ele chega... Ow, vidinha previsivel essa do Ramadan! mas... ta bom tambem!

Bjuuus, e ate a proxima!